sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Projeto Coral Vivo

No Brasil existem 18 espécies de recifes, sendo que sete são endêmicas, temos por exemplo o coral- cérebro- da – bahia( Mussismilia brasiliensis) que é encontrado apenas em recifes da Bahia. É um dos principais seres que contribuem para a formação de recifes nesta região. A parte viva deste animal recobre o esqueleto, o qual fica por fora da carne e grudado no fundo do mar. O tecido tem mais ou menos 1 cm de espessura e faz o esqueleto crescer sem parar (como uma unha que cresce durante toda a vida). Além de se reproduzir sexuadamente (espermatozóides fecundam os ovos), este animal se multiplica também por brotamento de novos indivíduos (chamados pólipos), os quais permanecem unidos formando colônias. As colônias podem atingir mais de um metro de largura e viver por mais de 100 anos.
Os corais são fonte de alimento e servem de abrigo para muitos peixes. Servem também com proteção da costa contra as ondas. A perda dos recifes de coral prejudica as perspectivas de uma vida, melhor para as populações costeiras de todo o mundo. Quase meio bilhão de pessoas vive num raio de 100 quilômetros de um recife de coral, e muitos dependem deles para alimentação e emprego. Só no Brasil, 18 milhões de pessoas dependem direta ou Indiretamente desses ambientes. Cerca de um quarto do pescado nos países em desenvolvimento, dentre eles o Brasil, vem de áreas recifiais.
A beleza natural dos recifes representa um importante atrativo turístico e pesqueiro, que vem crescendo a cada ano, ajudando na economia das áreas litorâneas. Assim chamou a atenção de cientistas para esse ecossistema, do mesmo modo, contribuiu com mais uma fonte de impactos sobre os corais. Apesar de toda sua importância, os ambientes recifais em todo o mundo vêm sofrendo um rápido processo de degradação através das atividades humanas, incluindo a pesca excessiva, uns dos tipos de pesca mais prejudiciais aos recifes é a pesca com explosivos, pois não é uma pesca seletiva, matando tudo q está por perto.
A intervenção de homem na natureza, tanto no meio terrestre quanto no aquático, causa muitos danos aos corais. Os desmatamentos proporcionam uma fragilidade ao solo, como isso, a o lixiviamento do solo para dentro dos rios , com o aumento do volume de terra acontece a sedimentação dos recifes localizados perto da onde esse rios deságuam. A poluição química também é um dos fatores q agridem esse ecossistema. O turismo é uma das intervenções diretas do homem, muitos turistas pisoteiam e levanta sedimentos causando assim um grande prejuízo.
Antigamente os corais eram usados para a fabricação de cal e para a construção, porem com a superexploração os recifes foram acabando e junto com eles os peixes que dependiam do coral também foram sumindo. Hoje alguns corais são usados para a fabricação de remédios como o remédio AZT que é feito de esponjas.
Para a melhoria, são criadas áreas de proteção ambiental, parques e reservas ambientais, porem não é muito eficaz, pois não há fiscalização adequada por parte do governo, por isso há uma grande necessidade de ações diretas de recuperação das comunidades recifiais.
O objetivo do projeto coral vivo é desenvolver um pacote de técnicas de repovoamento de espécies no Sul da Bahia, Arraial D’ Judá. Do período de 2004 à 2006 conseguiram fazer a reprodução dos corais em cativeiro e são introduzidos ao mar. Junto a esse trabalho, os corais são observados no mar e em cativeiro para a melhor compreensão desse ecossistema.

Lei 6.684/79

Art. 1º - O exercício da profissão de Biólogo é privativo dos portadores de diploma:
I - devidamente registrado, de bacharel ou licenciado em curso de História Natural, ou de Ciências Biológicas, em todas as suas specialidades ou de licenciado em Ciências, com habilitação em Biologia, expedido por instituição brasileira oficialmente reconhecida.
II - expedido por instituições estrangeiras de ensino superior, regularizado na forma da lei, cujos cursos forem considerados equivalentes aos mencionados no inciso I.

Comentário:
A profissão de biólogo é muitas vezes subestimada por leigos e até mesmo alguns estudantes e profissionais da área, que acreditam que possuem conhecimento suficiente para exerce a pra tica desta profissão, pondo em rico a vida e o bem estar de pessoas que dependem de um trabalho sério e competente.