quarta-feira, 9 de abril de 2008

Exposição de Darwin.


O avô paterno de Darwin, Erasmus Darwin, era versado em vários campos distintos. Uma das maiores autoridades médicas da Inglaterra, ele foi solicitado para ser o médico pessoal do Rei George III. Ele era prolífico inventor cujas realizações incluíam um moinho de vento horizontal para fornecer energia à fabrica Wedgwood. Também era um poeta popular e um filósofo natural cujas idéias inspiraram Mary Shelley em seu romance Frankenstein.

Robert Waring Darwin, o pai de Charles Darwin, trabalhava muito para conseguir um lugar respeitável na sociedade.Um médico bem sucedido, investigador e consultor financeiro, era respeitado por todos os seus conhecidos e inspirava uma obediência rígida em seus filhos. Muitos o achavam intimidador, mas Charles o venerava.

Darwin teve muita influencia da família pra se tornar um médico, fez faculdade para se tornar um pastor, mas acabou se transformando em um naturalista que percorreu o mundo por 5 anos coletando e anotando informações sobre espécies novas de animais e plantas, assim como informações sobre os lugares que visitava.

Obsessivo, apaixonado, rigoroso, perfeccionista. Um homem que vivia cercado de crianças e se dizia agnóstico – para a revolta de sua mulher e de seus pares. Desposou a prima num casamento arranjado, mas com ela desenvolveu uma relação de confiança e amor. Dedicado ao trabalho, sempre escrevia vigiado por sua cadelinha Polly. E sofria de ataques cada vez mais sérios e constantes de uma doença nunca diagnosticada.

Foi em 1831 quando Charles Darwin recebeu o convite para viajar no HMS Beagle, na função de naturalista em uma viagem ao redor do mundo. Mas seu pai não era a favor da viagem.Charles chegou a recusar o convite, mas seu tio Josiah Wedgwood conseguiu convencer seu pai a deixá-lo ir.

O barco em que Darwin viajou, Beagle tinha pouco menos que 30 metros de comprimento. A cabine de polpa, que ele dividiria com outros dois homens durante o dia, media 3 X 3,30 metros e parte dele era ocupada por um mastro. A biblioteca do navio ocupava uma parede e uma grande mesa tomava a maior parte do espaço restante.

Quando partiu para a viagem, Darwin era um jovem de 22 anos graduado na universidade, ainda planejando seguir sua careira como pastor. Durante a maior parte dos cinco anos seguintes, o Beagle investigou a costa da América do Sul, dando liberdade a Darwin para explorar o continente e as ilhas, inclusive as Galápagos. Ele encheu dúzias de cadernos de anotações com cuidadosas observações geológicas, bem como de animais e plantas, e coletou de espécimes que encaixotava e enviava para casa para uma análise mais minuciosa.Ele a encerrou a viagem como um naturalista maduro. E sem perder o seu entusiasmo a paciência pela observação detalhada, ele passou de um grande observador para um profundo pensador analítico que cada vez mais encontrava padrões em tudo que via.
No final da viagem Darwin chegou a conclusão que todas as espécies são aparentadas.
Darwin observava a semelhança de alguns animais, e se perguntava se eles tinham um ancestral comum, ele ficou impressionado com as grandes semelhanças entre os embriões de alguns animais, apesar de assumirem formas completamente diferentes quando adultos. Ele acreditava que tais semelhanças poderiam revelar uma ancestralidade compartilhada no passado distante. A teoria da evolução.

Nenhum comentário: